top of page

CASE STUDIES

WROSNE - A case study em impactos de longo prazo (UK)

​

Fred Richings

Director do Projecto

​

Fred Richings tem uma longa carreira na área do teatro, nomeadamente em projectos de intervenção comunitária.

Sempre se interessou pela forma como a arte pode ser um catalisador da regeneração urbana, em concreto nas camadas mais jovens da população.

Desde 1974 que desenvolve a sua carreira no teatro, destacando-se a direcção do teatro Pegasus de Oxford, a direcção do centro artístico Crawford in Liverpool, o envolvimento nos departamentos municipais para as artes em Liverpool e na região de Birminghan, bem como em Dudley, onde foi o Director do projecto que vai ser apresentado.

Actualmente desenvolve trabalho de terreno, de dimensão comunitária através do Theatre Coventry, em Albany.

​

​

Keith Horsfall

em representação Autoridade Local de Dudley

​

Keith Horsfall´s é músico e professor de formação e tem estado envolvido no meio da educação pelas artes como professor e como gestor de projectos.

Como maestro, tem trabalhado não só como orquestras de jovens, mas também com diversos grupos amadores e semi-profissionais. Tem uma vasta experiência de direcção musical e produção de festivais a nível internacional.

 

Actualmente desempenha inúmeras funções, entre elas Director Executivo do Leaps & Bounds Trust, Presidente do canal local de rádio Black Country, Presidente da Gig Caritas, Vice-Presidente do Black Country Arts Council and coordenador para o Reino Unido do projecto europeu SPOTS

 

No contexto do caso aqui apresentado foi o representante da autoridade local, financiadora do projecto, e acompanha, até hoje, os impactos decorrentes desta iniciativa.

Wrosne

A case Study sobre impactos de longo prazo

​

No coração da região do West Midlands, zona industrial do Reino Unido, situa-se o Wren´s Nest Hill, na localidade de Dudley. O seu vasto depósito de carvão e pedra calcária revela que foi o berço da Revolução Industrial. Ambos os lados da colina são ocupados por zonas residenciais privadas que possuem indicadores socioeconómicos dos mais baixos a nível nacional. Acresce a isto uma forte rivalidade entre as duas zonas associada a actos violentos, principalmente entre as classes mais jovens.

 

Wrosne nasce como um projecto de artes cénicas baseado em técnicas inovadoras para quebrar o ciclo de violência e privação, com um horizonte temporal de 2 anos. Foi identificado um impacto positivo imediato o que ainda se sente hoje em dia, 9 anos após o término do projecto.

 

Foi financiado pela autoridade local de Dudley, com fundos adicionais do Arts Council England.

 

É uma história inspiradora que será contada por Keith Horsfall, em representação da autoridade local de Dudley e por Fred Richings, o director do projecto.

​

​

bottom of page